Pular para o conteúdo principal

CONHECIMENTO PARA A VIDA ETERNA


 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.” Os 6:3
“E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro...” Jo 17:3

Talvez o maior desafio da humanidade seja esse: conhecer a Deus. A vida eterna, diz o apóstolo João, é conhecer a Deus. Oséias exorta: conheçamos. Se existe uma ordenança a que conheçamos é porque no fundo não conhecemos. Deus não se conhece em livros; não conhecemos a Deus em enciclopédias ou compêndios, ou mesmo numa sala de aula de teologia, porque Teologia verdadeira é a experiência que se absorve através de uma íntima relação com o Criador.  

Conhecer a Deus é, antes de tudo, ter uma real visão de si mesmo, diante da santidade de Deus. Ambas as naturezas se encontrando e se confrontando em suas essências: a santidade de Deus e a minha pecaminosidade. Ao deparar-me com a santidade de Deus automaticamente considero em mim a minha insuficiência como ser humano, a minha limitação e a minha incompletude. Deus é santo e eu sou pecador. Deus é tudo e é completo. E essa consciência só é possível se eu tiver conhecimento da pessoa de Deus. Tenho que conhece-lo. 

O contrário disso é idolatria, pois se não o conheço e não O adoro, certamente adorarei outro deus. Seja ele eu mesmo, ou a minha forma de vida, os meus bens, a minha família, a minha igreja, a minha crença, os meus objetivos, os meus planos para uma vida de sucesso, onde apenas enxergo o que quero e o que me importa. Desconhecer a Deus é se permitir na alma a perpetuação do estado de queda, alienada de Deus, com todas as suas nuances, todas as suas facetas. Ignorar a Deus em sua santidade é se permitir continuar em estado de ignorância quanto ao seu amor e ao seu plano de redenção da alma humana, realizado em Jesus Cristo.
Isso é idolatria, pois se não adoramos ao Senhor, na beleza da sua santidade, vamos vivendo guiados pelos nossos instintos e pelos moldes com que o mundo vai adornando o nosso espírito. No entanto, ambos – nossa estrutura psico-espiritual e o mundo – opõem-se ao padrão do Altíssimo. E o nosso deus vai se mostrando através dos nossos comportamentos e das nossas atitudes, das nossas psicologias e filosofias, da nossa antropologia e da nossa psiquiatria. Se não adoramos a Deus, adoramos a qualquer outra coisa ou pessoa, de modo que isso é perfeitamente viável, sustentável e concreto. Ou Deus está no comando, ou outra coisa está. E essa outra coisa posso ser eu, pode ser alguém, pode ser algo.

É o que resulta de não conhecermos a Deus, pois quando o conhecemos percebemos que a vida toma outros rumos contrários a tudo que vivíamos, acreditávamos, defendíamos e até certo ponto poderíamos morrer. Não há meio termo. Ou adoramos a Deus pelo conhecimento experimental dEle mesmo, através da obra de Jesus Cristo na cruz do calvário, ou O ignoramos em nossa falta de conhecimento dEle.

Quando desconhecemos a Deus somos capazes das maiores atrocidades; podemos ser atores dos mais repugnantes papéis de desafetos e desamor para com a alma humana, seja ela a nossa mesma ou a do próximo. Quando desconhecemos a Deus nos vestimos de adornos de falsidade para viver a vida como se ela fosse totalmente descomprometida e descompromissada de Deus, como se a vida não tivesse com Deus aliança, e fosse desposada de fidelidade e temor, de amor e respeito, de adoração e louvor, de gratidão e reverência para com o Criador da vida. É assim que se vive longe de Deus e de muitas outras formas ainda, das quais a alma humana é capaz de protagonizar no palco da vida. Viver longe do conhecimento de Deus é viver somente o projeto humano, onde não cabe o projeto divino; desconhecer a Deus é viver as loucuras dos sofismas e das filosofias que geram morte e não a vida eterna; viver como se Deus não existisse, é viver nas vãs afirmações de que a vida é apenas vivida no carpe diem e nada mais, e fora disso nada mais tem sentido. Desconsiderar Deus é aprovar a insanidade da alma e a loucura do espirito, deixando-se órfão pelo verdadeiro Pai. Desconhecer Deus é entregar-se aos desvarios da alma e às concupiscências da carne, fazendo o que é lógico, bom e proveitoso, segundo o que acredita.

Por isso e muito mais, é necessário CONHECER, e o conhecimento obtido hoje não é total, é apenas parcial. O que é conhecido hoje deve ser ainda mais conhecido amanhã, por isso prossigamos. Por isso o apóstolo Paulo disse: Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido (1 Coríntios 13:12). Se já adquirimos algum conhecimento, por mínimo que seja, andemos segundo o que já conquistamos e rumemos na caminhada em busca de mais de Deus para nossas vidas, porque até onde chegamos ainda não é completo, é como que fosse por espelho, não é completo. Essa é a vida eterna: conhecer o único e verdadeiro Deus que é o Pai do Nosso Jesus Cristo. Conhecê-lo deve ser o alvo de todo ser humano, conhece-lo guiará nosso entendimento para que ele não se esbarre nos devaneios das filosofias errôneas e nas falácias acerca do que não se deve perder tempo.

NEle, que busca um povo que o busque para manter um relacionamento de conhecimento e amor em Cristo Jesus.
Jahilton Magno
São Luís, 11.10.11

magnopoema@hotmail.com
jahiltonmagno@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei