Pular para o conteúdo principal

QUANDO A NECESSIDADE CEGA O ENTENDIMENTO


Após a multiplicação dos pães o povo ainda continua a buscar Jesus, mas Ele em sua sabedoria consegue discernir que a motivação pela qual O procuram não correta, mas apenas pela comida, ou seja, pela satisfação física somente. Jesus afirma: ME BUSCAIS NÃO PELOS SINAIS MIRACULOSOS QUE VISTES, MAS PORQUE COMESTES DO PÃO, E VOS FARTASTES.

É inegável o fato de que acompanhar Jesus é também vê-lo fazendo milagres. Onde Jesus anda o milagre acontece. Isso é inevitável; está na sua natureza divina; está na certeza de que também onde Ele anda sempre haverá pessoas que padecerão de necessidades: seja uma multidão faminta de pão e água, seja de uma mulher com fluxo de sangue, seja um cego à beira de um tanque aguardando há anos uma cura, um milagre, seja um Zaqueu, que precisaria encontrar-se com Jesus e ver todos os seus paradigmas quebrados e o seu caráter reconstruído, seja num clube de futebol onde existe um cara extremamente complicado de relacionamento, apesar de ser um baita jogador, seja no ambiente de trabalho onde o chefe ou outro colega necessita de uma cura de Deus na sua vida espiritual, familiar, psicológica. Enfim, a sociedade sempre exibirá os seus necessitados. Seremos sempre os necessitados, quer queiramos ou não, quer assumamos ou não. Esta verdade está intrinsecamente relacionada a Jesus e por isso sempre haveremos de vê-lo praticando milagres. Não existe no mundo uma força que possa dissociar Jesus dos milagres. Jesus é milagre. A vida de Jesus é um milagre. Morrer e ressuscitar foram e continuam sendo um milagre de Deus.

E naquela época, presenciar milagres, ver curas, observar transformações, testemunhar gloriosas manifestações de poder por parte do Senhor Jesus era algo comum. E especificamente neste caso aqui do relato, o povo testemunhara mais um grande milagre: a multiplicação dos pães. Uma multidão sendo alimentada. O povo pensou: vamos seguir este homem e nunca mais morreremos de fome. Vamos segui-Lo onde quer que Ele vá, atravessaremos mares, mas não iremos abandoná-lo, pois comida não vai nos faltar enquanto estivermos com Ele. Jesus conseguiu discernir o que pensavam em seus corações. Era essa motivação que os impelia a viajar tão grande distancia para estar com Ele.

Sabe, não consigo estabelecer muita diferença do povo dessa narração de há mais de dois mil anos para a nossa realidade hoje. Às vezes, somos igualmente parecidos àquele povo. Pensamos: vou seguir a Cristo, não vai me faltar um clube; vou seguir a Cristo e não terei mais lutas; vou seguir a Cristo e as pessoas com quem me relaciono não mais me decepcionarão; vou seguir a Cristo e as portas do emprego estarão sempre abertas; vou seguir a Cristo e certamente vou assinar com um grande clube e ter um salário altíssimo; vou seguir Jesus e minha empresa nunca vai falir; vou seguir Jesus e minha família não terá problemas; vou seguir Jesus e não terei lutas de relacionamento com minha esposa ou com meu marido; vou seguir a Cristo e biopsia que vou fazer não terá resultado positivo quanto a um tumor maligno; enfim, vou seguir Jesus porque é garantido ter o de que preciso sempre. Era essa a mentalidade do povo: não vamos morrer de fome.

A visão é apenas no terreno, apenas no aqui e no agora. A visão consegue vislumbrar apenas a benção, apenas a satisfação das necessidades da vida terrena. Conquanto elas precisem ser saciadas como algo tão normal e tão natural à vida, mas não é isso que Cristo espera, embora seja isso que Ele consiga enxergar muitas das vezes dentro de nossos corações. Ele entende que esse é o combustível que está queimando dentro em nós como sustento das nossas motivações. Ele percebe que em muitos de nós na maioria vezes, o que está fazendo com que as engrenagens que nos movem os parafusos da vida, são simplesmente para a busca de satisfação pessoal.

Quando Jesus disse que não foi pelos milagres que a multidão viu que ela O estava seguindo, Ele estava mostrando-lhes que, às vezes nem sempre olhar, ver, enxergar, presenciar, testemunhar consegue gerar no homem a capacidade de entendimento daquilo que realmente ele vê. O que Jesus está dizendo para o povo era que verdadeiramente não bastava ser apreciador dos fatos, de modo que, conquanto os fatos vistos e presenciados não gerem entendimento, eles de nada valem. E quando não se percebe a lição verdadeira daquilo que está sendo ensinado em âmbito espiritual e com finalidade de eternidade, o que se vê é uma valorização pelo que é perecível. Nesse instante, abre-se mão de valores eternos para abraçar o que é presente, o que é efêmero, o que é frustrante, o que é decepcionante, o que é falível. Quando isso acontece, estamos a um passo de nos tornarmos mais um dos que compõem a lista dos decepcionados com Deus. Porque não conseguimos discernir que maior que os milagres é o Deus dos milagres, que maior que lutar pelo pão do dia a dia, é lutar pelo pão da eternidade; maior que satisfazer as necessidades físicas, é satisfazer as necessidades da alma; maior que o pão de trigo, comum a nós todos os dias, é o Pão da Vida.
            O povo não percebeu que cada milagre feito e realizado para glorificar a Deus, era também para abrir o entendimento deles acerca do Filho do Homem, era para testemunhar que Jesus era o Filho de Deus que veio para resgatar o povo do pecado. O povo não percebeu que maior que necessidade de comida que eles tinham, suas almas eram famintas e necessitadas de um pão que alimentaria para a toda a eternidade.
NEle, que percebe cada uma das nossas motivções se preocupa com isso e nos dá o caminho da eternidade
Jahilton Magno
São Luís, 14.05.12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei