DEUS IDEALIZAOU E PELA PALAVRA REALIZOU


PASSOS PARA UMA REALIZAÇÃO EM DEUS. TEXTO GENESIS CAP 01

01- SONHAR OU IDEALIZAR – É A PRIMEIRA PARTE DO PROCESSO. O SONHO É A REAL CONVICÇÃO DO INCONFORMISMO QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS EM RELAÇÃO A ALGUMA COISA.
O primeiro principio é SONHAR. Isso mesmo, sonhar. Sonhar é o inicio de tudo. É o ponto de partida. O sonho é a real convicção do inconformismo que está dentro de nós em relação a alguma coisa.
O sonho é a insatisfação da pessoa criativa e inconformada. Quem está se sentindo bem onde está, não tem sonhos; quem está satisfeito com tudo do jeito que está, não gasta tempo sonhando. Somente sonhar já demonstra que você é criativo, isso é comprovado biblicamente. Todo sonhador é criativo.
Tem que haver um princípio, um começo, um ponto de partida. Na história do próprio Deus em sua engenharia de criar céus e terra, desenhar o modelo correto, fazer as divisões de terra e mar, dia e noite e pôr neste mundo Seu o homem e a mulher, e toda a sua seqüência, é descrita no gênesis, Ele inicia o projeto partindo de um ponto zero. Tem que haver antes de tudo um caos, uma deformidade e um vazio. Ele parte para a criação, para a existência daquilo que não existe. Não há nada sequer, é apenas um desejo, é apenas um sonho, é apenas uma vontade de que se tenha algo. No início, é somente isso. Tem que haver um sonho, pois tudo que existe na verdade nem existe; não existe projeto, nem sombra de projeto; não há alicerce, não há trabalhadores, não fundamentos, não há material; não há absolutamente nada à vista. Tudo o que existe é a certeza de que nada existe e que, a percepção da inexistência, é a prova de que se busca e se quer algo.
Esse desejo é indissociável da criatividade. Porque desejar que se torne existência algo dentro de um caos, é saber ser criativo. Criar algo onde nada existia. Fazer tomar forma e concretude, observar a inexistência e desejar trazer à realidade, é trazer dentro de mim as certezas das minhas semelhanças com Deus. E como Deus é criativo, eu inevitavelmente também o sou. Não tem como fazer com que isso seja não seja relacionado.

02- AGIR – É A SEGUNDA PARTE DO PROCESSO. SEM AÇÃO, SONHO NÃO PASSA DE VISAGEM. O IDEAL QUE NÃO GERA ATITUDE É, EM SI, SEM VIDA.
Criou Deus os céus e a terra – O sonho, a percepção do caos, o desejo de ver transformadas as situações, tudo isso em Deus não foi inerte. Não existe sonho inerte. Sonho que não gera atitude, arregaçamento de mangas, que não coloca as mãos na obra, que não sai a catar espigas igual a Rute, não é sonho, é visagem, é uma assombração no meio da noite ou do dia, é qualquer outra coisa, menos sonho. A bíblia diz que Deus criou. E criação tem a ver com ação, tem a ver com atitude, é um assobio de qualquer voz, é uma visão de qualquer outra natureza, menos um sonho verdadeiro. O próprio Deus não se isentou do trabalho, da labuta, da atitude e da ação. Deus tinha um ideal em seu coração, e as coisas começaram a tomar forma do nada, vieram a existir do inexistível, vieram a começar a se concretizar de onde somente havia esterilidade.
Esse é o processo de Deus, essa é a pedagogia que o Senhor no ensina através da sua palavra.



03- AVALIAR – É A TERCEIRA PARTE DO PROCESSO. SEM AVALIAÇÃO CONTÍNUA PERDE-SE O FOCO DO TRABALHO. IDEAL GERANDO ATITUDE TEM QUE PASSAR POR AVALIAÇÕES.

E DEUS VIU QUE FICOU BOM. Deus fez uma avaliação do andamento da sua obra. Ele não foi fazendo e caindo no erro do trabalho insensato e não medido. Pelo contrário, o trabalho era meticuloso, era calculado, era avaliado, era medido, era milimetricamente vistoriado pelo próprio Deus.
Então, disse Deus (v.11). Somente após essa avaliação, é que Deus continua o seu trabalho. Ele não continua sem antes constatar que o que está sendo construído está indo perfeitamente bem. O ver de Deus é algo extraordinário nessa passagem. Ele ainda não chegou ao fim do seu trabalho e consegue perceber passo a passo os resultados das suas ações. O desejo de ver o fim não pode me fazer cego para a realidade das conquistas advindas dentro do processo da caminhada. É incoerência trabalhar e não ver o resultado do trabalho. Enquanto o processo vai se dando, existe uma necessidade de ver, de perceber os avanços conquistados ao longo da caminhada rumo à realização do ideal. Deus ainda não tinha nem simplesmente começado o processo de criação do homem que seria a sua imagem e semelhança. Embora isso, Ele analisa, avalia e percebe que dentro de uma cadeia de coisas que estão sendo construídas, algumas etapas já estão bem visíveis. Faz-se necessário perceber que se está caminhando, que se está progredindo, que se está avançando, que se está chegando um lugar determinado dentro da estratégia e do plano estabelecido. Após dar continuidade a Sua obra (V. 12 e 13), mais uma vez Ele faz uma avaliação e a bíblia fala que essa construção e avaliação foram dentro de um prazo, que quer dizer que, mesmo o próprio Deus, utilizou tempo,  que assinala que passaram-se a tarde e a manhã. A prova maior de que existe tempo dentro do projeto de Deus e que Ele leva isso muito a sério.



04- CONTINUAR – CONSTÂNCIA – PERSEVERANÇA – O IDEAL SE CONSTRÓI DENTRO DO PROCESSO.

O ideal não é o fim em si. O ideal não é o processo em si. O ideal é a mistura do sonho, da criação, da ação, da avaliação, da continuidade e do processo que chegam a um fim determinado. Não existe dentro do processo de Deus um fim sem um começo; não existe um fim sem um processo; não existe um fim sem avaliação; não existe um fim sem continuidade; não existe um fim sem nenhuma dessas fases. Porque é impossível chegar ao fim sem levar em consideração cada uma dessas etapas. Tem que haver o princípio, onde são colocadas as fundamentações, os alicerces; tem que haver o sonho, onde se deseja, e o desejo, em nós homens, , leva-nos à oração, à busca de direção de Deus, à busca da benção de Deus.  É  assim que o início se dá, é assim que processa. E é impossível fugir disso, não se pode pular etapas.
Qualquer ideal que se queira colocar em prática, qualquer sonho que se queira realizar, qualquer alvo que se tenha como propósito diante de Deus e busca-se nEle, tem todos esses passos como regras inquebráveis e imutáveis.

Em Cristo, que nos mostra dia a dia que sonhar é realmente viver.
Jahilton Magno
São Luís, 29.04.10

Um comentário:

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!