O HOJE E O ÊXITO


“Faze com que hoje este teu servo seja bem-sucedido, concedendo a benevolência deste homem.” Neemias 1.11

Ser bem-sucedido talvez seja o maior dos objetivos de um ser humano. Seja na vida profissional, sentimental, familiar, enfim, alcançar êxito naquilo a que nos propomos torna-se uma das razões da própria vida. Mas o caminho ao êxito nem sempre é fácil e nem sempre é realizável. Para alguns é até impossível, intangível, e em muitos casos, é até impensável.

Primeiro porque para ser bem sucedido tem-se que primeiro ter uma coisa na cabeça: saber aonde se quer chegar. Sim essa é uma das primeiras tarefas que se deve ter idéia. Até porque ela estabelece um diferencial extremamente abismal entre onde se está e onde se quer estar em um futuro talvez próximo. Onde se está é ter idéia da real e atual situação. É saber diagnosticar as potencialidades, as limitações, os estados que trazem alegria, os que causam dissabor e inquietação. Onde se está tem a ver com transparência, com coragem, com convicção de não apenas declarar, mas de assumir como se vive, o que se está construindo de produtivo ou improdutivo, de verdadeiro e permanente, ou de infrutífero e apenas aparente.

Ser bem-sucedido é ter a capacidade de observar muito mais além do que aquilo que na verdade se apresenta como única certeza. Mas perceber algo mais nas entrelinhas dos fatos, dos envolvimentos, das amizades, dos valores, dos vícios e das convicções pelas quais se esteja preso ao longo da vida. Não se pode alcançar êxito sem se desprender do presente. Mas um desprendimento responsável, calculado. O soltar-se responsavelmente do hoje é criar liberdade para, a partir daí, dar passos em direção à excelência.

É impossível alçar vôo mais alto sem que não se consiga estar totalmente inconformado com o presente. A construção do futuro parte da atitude que se tem de inconformismo com o presente. É a necessidade de mudança. Ela causa percepções até antes inconcebíveis. Gera atitude diferente. Isso é início de liberdade e de construção. É ensaio para construções. É adubo para as fomentações talvez as mais inimagináveis aos olhos do ser humano, mas que sonhadas em Deus, tão possíveis e tão perfeitamente realizáveis.

O êxito, o troféu, os louros, as conseqüências das conquistas levam o seu buscador a um necessário desligamento com aquilo que é hoje, com aquilo que é temporal, com aquilo que é trivial; colocam-no num nível diferenciado de valores e o chocam com paradigmas agora ultrapassados e falhos. Existe então a reformulação dos valores, das atitudes.

As mãos agora se unem ao compromisso, ao alvo, ao novo, à mudança. Falar de tudo isso é refletir sobre esse versículo da bíblia que mostra como foi a atitude de um homem que se deparou com a sua cidade natal totalmente destruída e buscou êxito naquilo a que estava se propondo. Ele foi realista, soube diagnosticar seu momento, compreendeu e interpretou a sua situação e conseguiu olhar adiante o objetivo para o qual estava se direcionando daquele momento em diante. E embora chegasse a pensar em tudo isso e concluir que seu estado necessitava de mudança, não deixou Deus de fora dos seus sonhos em momento algum e pediu: FAZE COM QUE HOJE ESTE TEU SERVO SEJA BEM-SUCEDIDO. Por quê? Porque ele aprendeu que ainda que venha entender todos os mecanismos que levam a mudança, o verdadeiro êxito quem dá é o Senhor, pois construir em Deus é construir na eternidade.
Reflita nisso.

Em Cristo Jesus, nos mostra que o hoje não o estado terminal de sua obra em nós.

Jahilton Magno

São Luis,

15.04.09

2 comentários:

  1. Muito dificil ler hoje algo construtivo,bom para nosso contidiano.O principio de tudo é sempre colocar Deus em primeiro lugar,pois sem ele não temos êxito em nossas conquistas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Thais pela visita e fico muito mais feliz pelo que a palavra de Deus fez em teu coração, levando-a a refletir. Que Deus abençoe grandemente a sua vida. Abraços, Jahilton Magno!!

    ResponderExcluir

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!