Pular para o conteúdo principal

A INFELICIDADE DE NÃO SABER O QUE SE TEM


“E TINHA NOEMI UM PARENTE DE SEU MARIDO, HOMEM VALENTE E PODEROSO, DA FAMÍLIA DE ELIMELEQUE; E ERA O SEU NOME BOAZ.” Rute 2.1
A personagem do nosso texto era detentora daquilo que poderíamos chamar ‘sorte’. Por que? Porque era simplesmente parenta próxima de uma das pessoas mais importantes da sua cidade: BOAZ. Ele era rico, homem de posses. E ela fora casada com o irmão dele, que havia falecido. Quem não gostaria hoje de ter um parente rico? Mas o que tem isso a ver com o bate papo daqui do site onde trato sempre de coisas da vida? Sobre o que quero tratar?
Isso é vida. Talvez não nos atermos para as entrelinhas da narrativa, faça-nos perder relampejos de sabedoria que poderão nos ajudar a melhorar a vida, como ensinamentos de Deus para cada um de nós. Noemi vivia um dos momentos mais complicados da sua história: vivia numa cidade distante da terra natal, perdeu o marido, filhos, uma das noras, volta para sua cidade viúva e sem bens e agora está à mercê da sorte, sem dinheiro e sem condições e opções de trabalho. Quer um quadro mais horrivelmente pintado? Certamente não. Mas o que me chama a atenção nesse instante é poder me ver na mesma situação de Noemi em vários momentos da vida. Se bem que isso não me intriga mais do que perceber que tenho a mesma atitude dela quando inserido num contexto complicado na vida. As dificuldades, os problemas, as portas que não se abrem, a enfermidade que não termina, o relacionamento que não vê solução para as intrigas, o coração que não se aquieta diante da solidão, quando em tanto tempo ele busca companhia, a aprovação num curso ou concurso... Enfim, diante dessas situações e inserido em uma delas, perco a chance de ver que a benção está mais perto que eu imagino, perco a possibilidade de avistar aquilo que na verdade eu até tenha. Mas que, por tanto tempo focando a atenção total no infortúnio, roubado pela crise, achatado pelo desconforto, sufocado pelas dores, deixei de ver que TINHA.
A benção de Noemi estava ao seu lado, a sua crise tinha fim mais rápido que ela imaginava, porque TINHA ela. Entretanto, ela, em momento algum, conseguiu interpretar o seu momento com outra visão e ver as possibilidades que TINHA. O importante dentro de qualquer processo de adversidade que se esteja inserido não é nem o fim como as coisas tomam um ensejo final, mas o comportamento que se tem ao longo dessa experiência. Pois tenho a absoluta certeza de que nessa aparentemente infindável nuvem de infortúnios que eu esteja vivenciando, eu sei que TENHO, e TER CERTEZA disso vai fazer uma enorme diferença no meu comportamento e nas interpretações que vou ter do momento que estou tendo a oportunidade de viver.
Assim, Deus ensina que até nos momentos que em que achamos que não temos, podemos ter a certeza que Ele já nos deu, e que o necessário para a jornada da vida está tão mais a nosso alcance do que pensamos, mas que em muitos casos não percebemos ou não perceberemos pelo simples e definitivo fato de que não estaremos interpretando as circunstâncias com uma ótica saudável e coerente.
Neste instante eu não sei em qual circunstância você possa estar enquadrado, mas tenho certeza que assim como Noemi, você TEM e não esteja tomando consciência disso. Talvez você tenha muito mais do que imagina, talvez o de que precisa esteja dentro de si próprio, dentro da sua capacidade, dentro das suas habilidades, dentro das suas competências, dentro das qualidades que na verdade Deus já colocou em você. Mas esteja igual Noemi: chorando e sem esperanças, sentindo-se fracassada e fadada à morte, sofrendo e de cabeça baixa. Mas o momento quem sabe não é para lamentar, mas enxergar possibilidades, o momento é para vislumbrar posses, certificar-se que mesmo em meio a tanta dor, sofrimento, angústia, saudades, lamentações, dissabores e perdas, tenho que saber que TENHO. E TER pode em muitos casos não ser o fim de um infortúnio externo, mas a certeza de que o infortúnio e o inconveniente da alma têm fim porque a graça de Deus me alcançou e me deu a oportunidade de ver as circunstâncias por uma ótica diferente e saudável, abençoada e revigorante.
TER, talvez possa não ser o fim dos algozes em minha vida, mas a atitude que vai gerar dentro em mim fará diferença sobremaneira em relação ao andamento do processo ao longo da caminhada no qual estou inserido. Deus espera que, mesmo em meio a um turbilhão de contrariedades vividas, eu tenha consciência de que TENHO. E nesse momento a maior posse é o SENHOR. Sim, embora tudo seja visto como às avessas do que eu desejaria para a minha vida, eu posso saber que tenho o SENHOR sempre e sempre. E isso tem que ser aceito como suficiente. Pois Ele disse: A MINHA GRAÇA TE BASTA.

Em Cristo, que ensina que o 'ter' é mudar circunstâcias

Jahilton Magno

São Luís, 31.07.10

jahiltonmagno@yahoo.com.br
magnopoema@hotmail.com

Comentários

  1. Você tem um dom preciosíssimo! Desenvolva-o para a Glória de Deus, e para que a tua alegria seja completa.
    Não duvide o que Deus fará por meio da tua vida! Continue buscando a sua presença, e certamente o seu Espírito transbordará na tua vida.
    Que Deus te conduza para o centro da sua vontade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. dj magnifico... gostei demais!!! e continuo pedindo a vc nao esqueça... me tenha em suas orações!!! palavras podem ferir e magoar profundamente... assim como as mesmas pedidas em nome de jesus cristo no pai,trazem conforto e a esperança quando se tem fé!!!fika na paz e dentre todos q ja conhecir ,fiz minha análise e percebir q vc era e és do bem,do caminho estreito... o q vai em busca de seguir o caminho q vai ao encontro de jesus!!!
    fik na paz !! abraços a vc e seus familiares do seu irmão rickbrown!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei