Pular para o conteúdo principal

O CUIDADO ANTECIPADO DE DEUS PELAS NOSSAS VIDAS


Deus preparou todo o ambiente do Jardim do Éden antes mesmo de colocar Adão lá, para que pudesse viver nele, governá-lo e usufruir todos os benefícios dos quais o Criador, de antemão, tinha construído. Houve intensa atividade divina: criação dos céus, da terra, separação do dia e da noite, criação dos animais, do rio, da natureza com toda a sua estrutura bem organizada e trabalhada por Deus. Costumo dizer que existe uma conspiração de Deus a favor do homem sempre, de forma ininterrupta, a fim de desencadear no coração humano a consciência de que o Senhor está no controle de tudo, que Ele o ama, e que a Ele deve prestar culto e adoração.
Existia de antemão uma conjuntura que se destinava para que o homem fosse o gestor organizacional deste empreendimento de Deus. Mas antes mesmo de colocar em suas mãos, Deus certificou-se de que estava tudo sob controle. Ou seja, estava completo. A completude é uma das marcas da obra divina. Ele não entregaria nada incompleto nas mãos do homem. E depois dessa ação é necessário que se atente para o versículo 15 onde fala que Deus colocou o homem no jardim. É Ele quem coloca. Não adianta tentar ir por conta própria, andar na direção, buscar chegar até lá, dar passos até mesmo acelerados rumo ao Jardim, preparar-se da melhor forma, usar mecanismos os mais variados possíveis, nada disso adianta. Deus é quem coloca lá. E saibamos que o jardim não é um fim em si, mas parte do processo de Deus para trabalhar o homem.
Deus não queria uma vida ociosa para Adão, pelo contrário, queria-o ativo, participante, misturado à terra e as plantas. Nunca foi projeto de Deus a ociosidade para o ser humano. Antes, o desenho é fazer dele atuante na história e na construção da vida. Agir no jardim, atuar no jardim, co-elaborar no jardim, dar-se ao jardim, trabalhar no jardim, cultivar o jardim, cuidar do jardim. A construção de Deus é fazer o homem umbilicalmente ligado ao Jardim que Ele tão perfeitamente criou. O jardim precisa de cuidados, precisa da mão humana, precisa da intervenção humana, ação esta que não pode ser permutada por outra; nem mesmo negligenciada, pois é propósito de DEUS: 1 – COLOCAR O HOMEM DENTRO DO JARDIM; 2- FAZÊ-LO AGIR E INTERAGIR NELE.
Toda essa ação divina objetivava, antes de tudo, a Sua própria glória. A bíblia afirma que céus e terra testemunham a glória do Altíssimo. O firmamento fala a respeito da força do Seu poder: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” Sl 19.1. A criação do homem também buscou esse objetivo. Não somente a sua criação como também a atividade que ele desenvolveria: cuidar do jardim de Deus. O Criador não criou o jardim para si próprio, mas criou-o para o homem. Essa relação homem-jardim traria glória para Deus. O homem deveria lavrar e guardar. Ou seja, existia no coração de Deus o desejo intrínseco de que todas as habilidades e capacidades do homem fossem utilizadas nessa tarefa de cuidar do jardim. Dando a ele esta responsabilidade, é lógico que esperaria ter cumprida a obrigação, porque tinha ele as condições, aptidões e competências necessárias para tal.
Adão foi o primeiro profissional do mundo, e ao cuidar do jardim ele o fez de forma muito especial, pois para trabalhá-lo era necessária perícia, destreza, força, competência, habilidade, sensibilidade e vocação. E ele foi vocacionado pelo próprio Deus para esta função. O apóstolo Paulo que Deus efetua em nós tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dEle. Era desejo divino, propósito divino, vontade divina, projeto divino. Aprendemos que todas as responsabilidades a nós direcionadas e outorgadas terão em nós, pela vontade e poder de Deus, a plena capacidade de serem efetivadas para a sua glória. Deus não disse ‘vai adão e faça’ sem que Ele não visse as plenas competências existentes no próprio homem, colocadas pelas mãos divinas quando da sua criação.
Aprendamos que não nos adianta usarmos das nossas forças, capacidades e competências e muitos menos bens, pois não é através de tudo isso, mas do Espirito de Deus que as coisas de Deus foram, são e serão construídas. Deus nos colocará, será ação de Deus, manifestação dEle, mover dEle, intercessão dEle, construção dEle em nossas historias, ministérios, casamentos. E mais divino ainda é mostrar que é através de nós. Os jardins serão cuidados por nós por capacitações que nos foi outorgada em Cristo Jesus. O Éden significa delicias. Que possamos cuidar das delicias que o Senhor nos confiou, sabendo que Ele está no controle de tudo e que a Ele toda é a honra e a gloria pelos séculos dos séculos.

NaquEle que antes da fundação do mundo já havia preparado tudo para sua própria glória

Jahilton Magno

São Luís, 30.08.11



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei