Pular para o conteúdo principal

INCENTIVAR É DEMONSTRAÇÃO DE AMOR


Ontem eu fui acompanhar meu irmão mais velho em sua caminhada diária na luta para diminuir seu peso, melhorar a sua pressão sanguínea e também diminuir o seu colesterol. Essa luta é um alívio para a família que sempre se preocupou com o excesso de peso, que consequentemente traz muitos problemas acompanhados. Essa atitude dele é, de fato e de verdade, uma vitória para nós, e acima de tudo para ele, ao passo que a sua saúde vai agradecer e vai responder instantaneamente (isso já está acontecendo).
Mas ademais tudo isso, ontem algo me chamou mais a atenção que essa alegria minha e dele: foi um comentário feito por alguém que também pratica essa caminha, esse cooper diário para melhorar a saúde. Um comentário desestimulante, fruto de um espírito que considero medíocre. Pois uma das formas como a mediocridade se apresenta é conseguir conceber no outro vitorias, sucesso, crescimento ou melhoras. Essa é a típico retrato da alma humana. O ser humano, na maioria das vezes, no fundo do seu coração não consegue aceitar o fato que no outro também pode haver evoluções, paz, alegria, casamento abençoado, família serena, emprego estável, aprovações em concursos, relacionamentos sólidos, ministério crescendo, negócios indo de vento em popa. Isso é diabólico, é sinistro, atrevo-me a dizer.
Este sentimento ele é depreciativo e quem tais pessoas praticam andam na contramão do projeto de Deus para alma humana. Este sentimento vai de encontro à criatividade, e às possiblidades de mudanças e de conquistas na vida. Esse sentimento, que não se encarcera apenas na alma humana, toma proporções negativas de uma profundidade indizível. Pois o alvo, por exemplo, de um comentário maldoso pode causar estragos incalculáveis, visto que nem toda alma é preparada para lidar com situações com essas.


O detalhe é que realmente em nosso dia a dia mais vemos o empurrão rumo ao buraco que o apoio que nos aproxima da vitória e do sucesso. Por quê? Porque o mundo está cheio disso. Jesus disse: A boca fala do que está cheio o coração. É impossível aguardar algo diferente se na verdade as pessoas não podem dar o que não tem. A sociedade está enferma e se enfermando cada vez mais, em sua busca pela individualidade e independência, perdendo a capacidade de amar, de sentir, de interagir, de tecer teias que servirão para a vida toda, de construir relacionamentos bordados por incentivo, generosidade, amizade e preocupação com o bem-estar do próximo.
Se já não bastassem as lutas diárias que naturalmente se nos acomete a vida, ainda temos que lutar contra os algozes humanos: pessoas que nunca vislumbraram, em suas experiências de vida, a possibilidade, ainda que fragmentada e tímida, de permitir que suas almas se abracem a atos de amor e caridade. Incentivar não dói, não desgasta e não envolve nenhum custo. Mas a alma desses seres humanos está num estágio para lá de caído. Essas almas não se permitem a nobre arte de ser humana, no mais literal, poético ou cientifico que se queira analisar.
Incentivar pode ser o inicio de revoluções, a manjedoura das descobertas, o útero das mudanças. Mas quem sabe o ato de incentivar seja muito mais ainda a permissão que se dá a alma de quem pratica de descobrir que tão singelo ato pode causar na história (seja pessoal ou mundial) a reedição da vida. Quando Jesus se deparou com aquela mulher pega em pecado de adultério, ela já via a morte como algo certo para aquele momento em sua vida. Os seus acusadores já estavam a um passo de lhe aproximarem da morte. Ai Jesus entra na historia dela e muda definitivamente. Quando diz para que jogue a primeira pedra quem não tiver pecado, ele não apenas afasta dela a morte e os acusadores, mas lhe devolve o fôlego da vida que ela já estava sentindo lhe escorrer pelas mãos naquele momento.
Jesus a encontra e a incentiva àquilo que, mesmo em frações tão diminutas, ela ainda tinha dentro de si: vontade de viver, vontade de mudar, vontade de ter mais uma chance. Ai Jesus vem e redireciona sua vida e a estimula: vá e não peques mais.
Talvez o mundo esteja perdendo a sensibilidade para saber o valor do incentivo, do estímulo, do apoio, do estender as mãos, do companheirismo e da amizade. Perde também a oportunidade de vislumbrar quadros pintados com cores da própria alma humana, esculturas pontificadas com toques da sensibilidade humana, descobertas que somente serão possíveis porque houve, há e haverá uma simples palavra: vá lá, eu acredito em você.

NaquEle que não apaga a pavio fumegante.
Jahilton Magno
30.08.11

Comentários

  1. TUDO AO NOSSO REDOR APONTA PARA DEUS,E ELE ESPERA NOSSA RESPOSTA.{PEQUENOS DESCUIDOS PODEM CAUSAR GRANDES DESASTRES. ADOREI, BJOSSSS E ABRAÇOS .ESPERE EM DEUS POIS BENÇAOS SEM MEDIDAS ESTÃO VINDO EM SUA DIREÇÃO...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei