A BELEZA QUE É CONSTRUÍDA EM DEUS


"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Isaías 53:2-3"
O que temos para mostrar? Mostramos o que temos, de quando em vez, e em muitos casos até temos a audácia de querer expor o que não temos e o que não somos. Tudo isso fazemos para que sejamos aceitos, desejados, relacionados em uma roda de amigos, ou mesmo num grupo social. Afinal, o ego sente-se bem quando os elogios vêm a nós. Quando as batidinhas nas costas são recebidas, uma sensação de prazer toma os nossos corações, que se alegram e ninguém pode negar isso. 
Quando olho o facebook e vejo todas as fotos que as pessoas colocam das mais variadas formas - e umas tão vulgares -, a única coisa que percebo é essa busca de aceitação por parte de quem vê. Busca-se o elogio, buscam-se freneticamente as frases louváveis. A aparência é tudo que importa. Isso tornou-se uma realidade em nossos dias. A internet possibilitou isso; é um fato do qual não podemos nos esconder.
A busca da beleza e da formosura fazem parte da expressão da vida nos dias de hoje. Os adornos do corpo anularam os da da alma. O que vemos é uma juventude que está crescendo sem valores, sem princípios, sem caráter, sem ética...
Hoje, seria um absurdo dizer para qualquer um de nós que deveríamos viver como Jesus. Ninguém o queria ser, não somente porque Ele iria morrer na cruz, mas porque viver Jesus não dá Ibope. E se existe uma coisa que a nossa sociedade brasileira busca ardentemente é fama. Não preciso me alongar nesse assunto. Basta olhar para a tv e seus programas. E dentro da igreja não é diferente. Ser desejado é o alvo de hoje em dia. Então, se necessário for, farei o possível e impossível, imaginável e inimaginável para entrar num padrão que me ofereça a possibilidade de estar na mídia.
Jesus não se encaixou nesse esquema no passado e nunca se encaixaria nos dias de hoje. E quem o tomar como modelo de vida vai provar e aprender isso. Jesus não era aceito pelo protótipo da beleza; Ele não figurava no rol da fama dos belos e dos lindos das estrelas de Hollywood. Jesus era anti-heroi. Era o contrário do que se esperava e se buscava. 'Não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.'
No entanto, as multidões o seguiam não por aquilo que Ele aparentava, mas por aquilo que era e era capaz de fazer. O corpo, a estatura física, a feição, a anatomia de Jesus não faziam com que as pessoas se aproximassem dEle. Sua campanha de marketing de divulgar o Seu Reino não se fundamentava na estrutura física da sua pessoa. Enquanto há muitos que ganham a vida, muito dinheiro, e divulgam suas filosofias de vida e vendem seus credos com sua beleza, Jesus não iria alcançar números percentuais se dependesse da sua. 
Não estou aqui falando contra a beleza. Deus a instituiu. Estou falando de como ficou mais fácil se dar valor à questão estética como talvez nunca em outro momento da história. Embora essa exibição fatídica, percebe-se que a alma é pobre. Nela não há resquícios da vida de Deus. É um vazio de alma, uma sequidão de amor verdadeiro por si e pelo próximo. Não podemos aguardar nada que possa ajudar a construir, a reorganizar a vida, a reconciliar corações, a direcionar para um norte de Deus. Esse é o retrato das pessoas nos dias de hoje.
Diferente disso, Jesus, sem esses padrões, longe desse molde doentio e maléfico, fez fluir de dentro de si rios de água viva que serviam para saciar a sede de tantos quantos lhe buscaram; Jesus estabeleceu o reino de Deus nos corações dos seres humanos. Sempre tinha uma palavra de sabedoria para dar; trazia esperança para aquele que estava acreditando que o fim da vida havia chegado, como aquele homem que com Ele estava crucificado; trouxe para si os que estavam cansados e sobrecarregados e os aliviou e faz isso até hoje; incendiou corações com a chama do evangelho e a eternizou neles através do seu AMOR E DO SEU SACRIFÍCIO.
Ele deu o que tinha e o que era. Deu amor, porque era amor; deu direção porque Ele era o Norte; deu alívio porque Ele era a paz; enviou seus discípulos porque tinha autoridade; chorou com quem chorava (como o fez quando Lázaro morreu) porque Ele sabia valorizar os laços familiares e valorizava a vida. E nós o que temos temos para que possamos oferecer aos outros? Apenas as curvas do corpo? A beleza dos cabelos ou dos olhos? O que temos a oferecer? Os diplomas que se conseguem obter ao longo dos anos? A exibição da gorda conta bancária ao final de cada mês com contra-cheques altos? O que temos a oferecer? A grande lista de mulheres com quem se relacionou ? Ou da grande lista de homens com quem se foi para a cama? O que temos para exibir? O carro novo? A grande casa que se tem em seu nome? Como estamos aproximando as pessoas de nós? Pela beleza estética juntamente com tudo que temos? Ou pelo que somos e temos em nosso caráter? 
O desafio de Jesus é que, ainda que eu seja desprezado pela beleza que o mundo tanto valoriza, se eu não a tenho, eu possa, contudo, aproximar as pessoas de mim pelo brilho da beleza do evangelho; pela simplicidade da pureza do amor de Deus; pela santidade com que Ele quer que eu viva nesse mundo tão avesso à mensagem da cruz. Por outro lado, se eu tenho essa beleza estética tão venerada ultimamente, que não seja essa a raiz da minha vida. Ela passa. Tudo passa. Mas o homem interior se renova dia a dia. Que essa renovação seja percebida em minha vida e possa eu inspirar outros a buscarem o mesmo Rei a quem sirvo e  para quem vivo. Jesus, com essa aparência que a Bíblia retrata, FOI SUBINDO. Que nós possamos subir os degraus que Deus espera de nós para junto do Pai. Que a beleza ou a falta dela não nos impeça de provar das bênçãos que Deus tem para cada um de nós. Que sejamos descritos pelo que há de valoroso dentro de nós, e o valor é simplesmente AMAR E SERVIR A CRISTO.

Em Cristo Jesus, Que nos ensina que a única beleza que perdura é a beleza da alma que se constrói aos Seus pés para a eternidade.

Jahilton Magno 

magnopoema@hotmail.com
jahiltonmagno@yahoo.com.br






2 comentários:

  1. Respostas
    1. Minha amada, é somente a graça do Altíssimo que me faz refletir sobre Sua palavra e sobre a vida. Deus seja louvado!!!

      Excluir

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!