Pular para o conteúdo principal

A BELEZA QUE É CONSTRUÍDA EM DEUS


"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Isaías 53:2-3"
O que temos para mostrar? Mostramos o que temos, de quando em vez, e em muitos casos até temos a audácia de querer expor o que não temos e o que não somos. Tudo isso fazemos para que sejamos aceitos, desejados, relacionados em uma roda de amigos, ou mesmo num grupo social. Afinal, o ego sente-se bem quando os elogios vêm a nós. Quando as batidinhas nas costas são recebidas, uma sensação de prazer toma os nossos corações, que se alegram e ninguém pode negar isso. 
Quando olho o facebook e vejo todas as fotos que as pessoas colocam das mais variadas formas - e umas tão vulgares -, a única coisa que percebo é essa busca de aceitação por parte de quem vê. Busca-se o elogio, buscam-se freneticamente as frases louváveis. A aparência é tudo que importa. Isso tornou-se uma realidade em nossos dias. A internet possibilitou isso; é um fato do qual não podemos nos esconder.
A busca da beleza e da formosura fazem parte da expressão da vida nos dias de hoje. Os adornos do corpo anularam os da da alma. O que vemos é uma juventude que está crescendo sem valores, sem princípios, sem caráter, sem ética...
Hoje, seria um absurdo dizer para qualquer um de nós que deveríamos viver como Jesus. Ninguém o queria ser, não somente porque Ele iria morrer na cruz, mas porque viver Jesus não dá Ibope. E se existe uma coisa que a nossa sociedade brasileira busca ardentemente é fama. Não preciso me alongar nesse assunto. Basta olhar para a tv e seus programas. E dentro da igreja não é diferente. Ser desejado é o alvo de hoje em dia. Então, se necessário for, farei o possível e impossível, imaginável e inimaginável para entrar num padrão que me ofereça a possibilidade de estar na mídia.
Jesus não se encaixou nesse esquema no passado e nunca se encaixaria nos dias de hoje. E quem o tomar como modelo de vida vai provar e aprender isso. Jesus não era aceito pelo protótipo da beleza; Ele não figurava no rol da fama dos belos e dos lindos das estrelas de Hollywood. Jesus era anti-heroi. Era o contrário do que se esperava e se buscava. 'Não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.'
No entanto, as multidões o seguiam não por aquilo que Ele aparentava, mas por aquilo que era e era capaz de fazer. O corpo, a estatura física, a feição, a anatomia de Jesus não faziam com que as pessoas se aproximassem dEle. Sua campanha de marketing de divulgar o Seu Reino não se fundamentava na estrutura física da sua pessoa. Enquanto há muitos que ganham a vida, muito dinheiro, e divulgam suas filosofias de vida e vendem seus credos com sua beleza, Jesus não iria alcançar números percentuais se dependesse da sua. 
Não estou aqui falando contra a beleza. Deus a instituiu. Estou falando de como ficou mais fácil se dar valor à questão estética como talvez nunca em outro momento da história. Embora essa exibição fatídica, percebe-se que a alma é pobre. Nela não há resquícios da vida de Deus. É um vazio de alma, uma sequidão de amor verdadeiro por si e pelo próximo. Não podemos aguardar nada que possa ajudar a construir, a reorganizar a vida, a reconciliar corações, a direcionar para um norte de Deus. Esse é o retrato das pessoas nos dias de hoje.
Diferente disso, Jesus, sem esses padrões, longe desse molde doentio e maléfico, fez fluir de dentro de si rios de água viva que serviam para saciar a sede de tantos quantos lhe buscaram; Jesus estabeleceu o reino de Deus nos corações dos seres humanos. Sempre tinha uma palavra de sabedoria para dar; trazia esperança para aquele que estava acreditando que o fim da vida havia chegado, como aquele homem que com Ele estava crucificado; trouxe para si os que estavam cansados e sobrecarregados e os aliviou e faz isso até hoje; incendiou corações com a chama do evangelho e a eternizou neles através do seu AMOR E DO SEU SACRIFÍCIO.
Ele deu o que tinha e o que era. Deu amor, porque era amor; deu direção porque Ele era o Norte; deu alívio porque Ele era a paz; enviou seus discípulos porque tinha autoridade; chorou com quem chorava (como o fez quando Lázaro morreu) porque Ele sabia valorizar os laços familiares e valorizava a vida. E nós o que temos temos para que possamos oferecer aos outros? Apenas as curvas do corpo? A beleza dos cabelos ou dos olhos? O que temos a oferecer? Os diplomas que se conseguem obter ao longo dos anos? A exibição da gorda conta bancária ao final de cada mês com contra-cheques altos? O que temos a oferecer? A grande lista de mulheres com quem se relacionou ? Ou da grande lista de homens com quem se foi para a cama? O que temos para exibir? O carro novo? A grande casa que se tem em seu nome? Como estamos aproximando as pessoas de nós? Pela beleza estética juntamente com tudo que temos? Ou pelo que somos e temos em nosso caráter? 
O desafio de Jesus é que, ainda que eu seja desprezado pela beleza que o mundo tanto valoriza, se eu não a tenho, eu possa, contudo, aproximar as pessoas de mim pelo brilho da beleza do evangelho; pela simplicidade da pureza do amor de Deus; pela santidade com que Ele quer que eu viva nesse mundo tão avesso à mensagem da cruz. Por outro lado, se eu tenho essa beleza estética tão venerada ultimamente, que não seja essa a raiz da minha vida. Ela passa. Tudo passa. Mas o homem interior se renova dia a dia. Que essa renovação seja percebida em minha vida e possa eu inspirar outros a buscarem o mesmo Rei a quem sirvo e  para quem vivo. Jesus, com essa aparência que a Bíblia retrata, FOI SUBINDO. Que nós possamos subir os degraus que Deus espera de nós para junto do Pai. Que a beleza ou a falta dela não nos impeça de provar das bênçãos que Deus tem para cada um de nós. Que sejamos descritos pelo que há de valoroso dentro de nós, e o valor é simplesmente AMAR E SERVIR A CRISTO.

Em Cristo Jesus, Que nos ensina que a única beleza que perdura é a beleza da alma que se constrói aos Seus pés para a eternidade.

Jahilton Magno 

magnopoema@hotmail.com
jahiltonmagno@yahoo.com.br






Comentários

  1. Respostas
    1. Minha amada, é somente a graça do Altíssimo que me faz refletir sobre Sua palavra e sobre a vida. Deus seja louvado!!!

      Excluir

Postar um comentário

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei