Pular para o conteúdo principal

O VENTO QUE FORMA OU DEFORMA


Há umas duas semanas, mais ou menos, estava treinando com amigos na belíssima praia do Caolho – muito mais perto da praia do Olho D’água que da própria praia do Caolho – quando, de repente, fui tocado pelo Espírito Santo para prestar atenção às dunas que ali estavam formadas. Tínhamos treinado nela dois dias antes.  Neste dia, fomos fazer o mesmo circuito feito anteriormente e, após algumas duas passagens pelo percurso, já cansado, olhei para as dunas e percebi que elas já não eram mais as mesmas. Então, algo me chamou a atenção: as dunas nunca mais seriam as mesmas. Parece muito simples, e o é realmente.
A vida segue o mesmo rumo. Ela nunca será a mesma do dia anterior. Sempre sofrerá metamorfoses. Umas, extremamente agradáveis de serem vividas; outras, nem tanto; umas alegremente deliciadas com sabor de quero mais e desejo que sejam imparáveis; outras, digeridas como ácido, com gosto de que ‘passem logo’, de tão ruins que são. Esta é a vida: ela vai se moldando a cada dia de uma forma, onde muitas vezes, nem mesmo temos a opção de escolhas das mudanças e dos rumos. A vida é como uma duna, onde o vento a move de lugar dia a dia, momento a momento, segundo a segundo. A vida sofre dessa ininterrupta variação de fatos. O que não existe vem a existir; o que existe vem a não existir como que num passe de mágica, e essas transformações, em muitos casos, são dolorosas, traumáticas em alguns momentos; em outros, podem ser causadoras de festividades na alma e de impressões que ansiamos fossem eternas.
É como uma lei da qual ninguém pode fugir: as transformações são inerentes à vida, são fatos incontestáveis, como o é o nascer do sol todos os dias. Mas o que mais me intrigou não foi apenas essa imutável certeza da fugacidade da vida em seus processos de existência. Mas aprender a lição ‘do que aprender’ coma as transformações pelas quais a vida nos faz passar. Sim, o que as transformações fazem da nossa alma, do nosso coração, da nossa existência, da nossa capacidade de pensar, da nossa forma de ver o mundo, das nossas relações, e das relações que temos com tudo que nos envolve, sejam pessoas, sejam coisas. O vento muda as dunas a todo momento, faz nelas variações as mais inimagináveis. O vento forma, ou deforma; constrói, ou desconstrói; aumenta, ou até mesmo diminui; junta, como pode espalhar; fortalece, como também enfraquece; o vento sugere e causa um tanto elevado de coisas nas dunas. Em alguns momentos causa estranheza, em outros causa perplexidade; já em outros desperta beleza aos olhos.
É nisso que fico a pensar: o que os ventos têm causado nas dunas da minha vida? O que têm feito de mim e comigo? O que têm feito das minhas relações? O que têm causado em meus relacionamentos? E que tipo de vento tem invadido a minha causando transformações? Têm sido elas favoráveis à minha vida? Ou completamente desfavoráveis, causando em mim não crescimento mas retrocesso? A minha vida é como uma duna que não pode se desviar do vento, mas parece que em momentos específicos da minha existência os ventos que vivem e insistem a soprar não são abençoadores, nem causadores de desenhos artisticamente pincelados com alegria e prazer em minha alma. Não obstante é vero olhar para a vida dos outros e perceber que os ventos por lá de bonanças são formados e construídos. Isso machuca e às vezes emudece os cantos, inflama a alma de sentimentos revoltosos, desmotiva a corrida, desencoraja e entristece o peito. Parece que vamos percebendo que as nossas dunas estão se esvaindo diante dos ventos, que mais parecem tempestades como aquelas dos desertos africanos ou do oriente médio. A gente vai se vendo em perda, em desapontamento e decepções, mais em lágrimas que em sorrisos, mais em desapontamentos que em vitórias. Mas muito mais que perceber isso, o importante é como estou me percebendo e reagindo a isso. Esse é o desafio da vida. Não é se os ventos estão soprando e mudando dia a dia momento, momento a momento, mas que desenhos estão fazendo em nossa alma; que formas ou deformas estamos deixando que eles façam ou desfaçam.
O desafio da minha alma não é me opor aos ventos – isso é impossível –, mas não me deixar ser desenhado e formado às adequações que eles querem impor em mim. Muito mais sabendo que o molde e a fôrma que eles querem inculcar em mim são opostos aos que Deus tem para minha vida. Que ventos têm soprado sobre tua vida agora? Ventos que sopram o descompromisso àquilo que Deus espera de ti? Ventos que te direcionem a uma vida sexual promiscua e desativada da atividade de Deus? Ventos de uma perpetuação de falta de perdão para com alguém que te magoou e te decepcionou grandemente? Ventos de falta de responsabilidade com a tua família e tua esposa? Ventos de desencorajamento diante de uma aprovação em um concurso que ainda não chegou? Ventos de julgamento para com a pessoa de Deus, pois uma porta aberta de emprego nunca se concretizou? Ventos de desespero porque o coração está há tanto esperando por alguém que parece nunca chegar para completar vazios? Ventos de profunda tristeza pela perda de alguém próximo? Ventos de desvinculação ao padrão e ao chamado de Deus para uma vida de santidade e de enfrentamento das modas mundanas que vão ao encontro do padrão deixado pelo Senhor? Que ventos têm soprado e o que eles têm causado na tua alma e na tua vida?
Reflita nisso. Que o vento do Espírito Santo de Deus sopre em seu coração a fim de que possa pincelar quadros maravilhosos de esperança, retidão, amor, perdão, de motivação para buscar uma carreira abençoada, uma família alicerçada na palavra, amizades construtivas e façam de ti e de mim pessoas que refletem o amor reconciliador que está na pessoa de Jesus Cristo. Amém.
NEle, que espera que os ventos do mundo não tomem o lugar do vento do Espírito Santo.

Jahilton Magno

São Luís, 05.09.12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei