Pular para o conteúdo principal

FÉ, VIDA E SOBREVIVÊNCIA


Nunca foi fácil lançar-se aos desafios, principalmente quando não se tem muita coisa palpável e visível no que diz respeito à certezas e recursos em mãos. Pois o medo do desconhecido é inerente ao homem, como também lhe é ainda que uma fagulha de vontade de conquistas. Mas o que o leva a lançar-se aos desafios da vida, ou mesmo deixar de fazê-lo?
Quando penso em fé, vem-me a mente muito mais do que eu tenha aprendido praticando-a, lendo sobre ou ouvindo das pessoas que a experimentaram. Logo, vejo-a não apenas como um dos alicerces da vida, mas como a própria sobrevivência. Sim fé é sobrevivência. Sobrevivência das minhas certezas, sobrevivência dos meus sonhos, da minha família, do meu ministério, ou de tudo aquilo que eu tenha como objetivo na vida. Torna-se relevante quando penso na própria conceituação do que significa SOBREVIVER. Segundo Aurélio “é continuar a viver, a existir após outras pessoas ou outras coisas; escapar, resistir; superar.” Viver e sobreviver, isso está ligado à fé.
Porque afirmo isso. Porque é impossível dissociar a vida da fé. O instinto natural pelo desejo de viver está enraizado no coração humano. É esse desejo que nos mantém vivos, é esse desejo que nos move dia a dia, é esse desejo que nos mantém firmes na busca de algo, é ele que nos direciona rumo às nossas conquistas e nossos anseios. E para que isso aconteça é necessário ter fé. Necessitamos acreditar em algo pelo qual lutamos. É necessário lançar-se ao desafio da sobrevivência e para fazer isso tem-se de ter agregado dentro de si a fé. Fé é isso: atirar-se na aventura da busca por algo que se almeja, tendo como única certeza a consciência de que isso vale a pena. Nesse momento, o medo se dissipa e tudo o que se consegue enxergar é o propósito da luta.
Luta pela sobrevivência. Foi isso que moveu Rute quando ela disse a sua sogra Noemi que iria catar espigas. E, partindo, a versão da Sociedade Bíblica Britânica diz que “a sorte a levou à parte do campo”. Ter necessidade de viver, de ainda construir em vida, levou Rute ao desafio de ir. Ela somente foi. Ela não sabia em qual campo iria catar espigas, mas sabia que tinha que ir. Ficar parada era a morte. Ir, pelo menos criava em seu coração esperança. Sim, a esperança da mudança, a esperança do novo, da concretização. “Então ela foi”. Talvez o que nos falta muitas vezes seja esse então foi como parte inicial de um processo de conquistas e de alterações na nossa história. O comodismo nos toma e nos arranca a esperança e a fé e a única coisa que nos faz enxergar são as complicações e barreiras que nos separam daquilo que é nosso objetivo.
Continuar a viver, a existir após outras pessoas ou outras coisas foi a mola propulsora de Rute. Mas é bem verdade que às vezes é cômodo demais ficar onde se está e não correr riscos, porque o conforto da estagnação é bem mais fácil de ser respirado que os ares do desbravamento na busca de sonhos.
Termino exortando você: então vá, dê o primeiro passo, vá em busca das suas espigas, lance-se ao desafio, mesmo não observando nada de concreto, palpável ou visível; inicie uma caminhada, pois a sobrevivência de algo que lhe é importante está em suas mãos.
Alegro-me em Deus que me faz acreditar nEle mesmo não vendo-o, embora as circunstâncias muitas vezes me joguem contra essa certeza, porque Ele sabe que eu preciso viver e sobreviver e o quanto é necessário isso pra minha vida.
Jesus Cristo, que diz que feliz aquele que não vê mais crê, a Ele a gloria pelos séculos dos séculos.
Jahilton Magno
São Luís,
05.01.09

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei