Pular para o conteúdo principal

A LIÇÃO DIÁRIA DO PERDÃO


Quando estamos envolvidos em problemas de relacionamento em quaisquer esfera das nossas vivências, temos a destrutiva tendência de focarmos a nossa visão em cima dos erros da pessoa com quem estamos experimentamos dificuldades. Isto é extremamente normal à natureza do ser humano. Dificilmente não agimos dessa maneira. Se somos sinceros conosco mesmos, vislumbraremos tantos e tantos quadros das nossas relações pintados com as tintas da acusação e da parcialidade. Focar nos erros também nos impossibilita de perceber que existem caminhos que podem reverter situações delicadas e que aparentemente são vistas como finais, no que diz respeito à soluções. Agindo desta forma, não teríamos expectativas agradáveis para a humanidade, pois ela estaria fadada à morte. A manutenção do distanciamento em nossas relações por causa de erros somente causariam uma perpetuação dolorosa de experiências traumatizantes, rupturas sofridas, separações angustiantes. 
Porém, existe a possibilidade de  olhar o outro lado, mas, às vezes, olhar o outro lado necessita ter que exercer o perdão de Cristo em nossas vidas. Sassim também não for, não adianta. Temos que ser uma comunidade onde o exercício do perdão de Deus tem que permear e fazer parte das nossas relaçõesÉ uma das lições mais difíceis do cristianismoperdoarÉ desta forma que ensina a palavra, ainda que não reconheçamos, não aceitemos e não queiramosJesus disse em sua santa palavra: devemos perdoar setenta vezes sete. 
Agora é bem verdade que isto também não implica dizer que somos obrigatoriamente ordenados a  viver e conviver com pessoas que nos fazem mal, que nos ferem, magoam-nos.  Não somos forçados a prolongar vivências que nos prejudicam, que verdadeiramente não querem a nossa companhia, quando no fundo estamos fazendo de tudo para manter uma relação amistosa e bem-aventurada. 
Nesse momento, temos que perceber o quanto tais relações estão prejudicando a nossa caminhada e a nossa relação de bem-estar conosco mesmos, com quem nos cerca e com também Deus. Se, então, despertamos para essa verdade, é hora de sermos adultos o suficientes para tomarmos decisões firmes e necessárias à caminhada na qual estamos inseridos. Por outro lado, essa convicção não nos afasta nem mesmo nos isenta da obrigatoriedade do perdão exigido por Cristo. Não somos obrigados a fazer com os outros gostem da gente ou nos amem, mas somos ordenados pela palavra a amá-las, independente do que sentem, do que nos causaram, ou do prejuízo que porventura nos foi feito. 
Sabendo dessas responsabilidade e princípios de Deus e procurando adequar nosso viver aos padrões pela palavra estabelecidos, sim, vamos tocando o barcovivendo a nossa vida, desenvolvendo nossa salvação, crescendo no Senhor, progredindo espiritualmente e inevitavelmente expressando que somos pessoas diferentes porque aceitamos o amor e o perdão de Cristo a nós direcionado e o estendemos aqueles com quem nos relacionamos. 
Agindo assim, interpretamos que isso é o melhor de Deus para nossas vidas e para nossas relações. Consequentemente, afastamos todas as possibilidade de vivermos aprisionados em nossas cadeias de falta de perdão e aprendemos que existem vias de construção de relacionamentos restaurados e abençoados em Cristo Jesus. 
Quem está em Cristo é nova criatura, as cosias antigas já passaram. Aprendamos que amar é uma questão de atitude, uma questão de escolha. Se escolhermos viver juntos, então temos que ter a atitude de amar. Se escolhermos não viver juntos, saibamos que esta atitude não invalida a ordenança de amar. Amar é complicado, é um desafio para o qual Jesus nos chama. Quem quiser vir após mim, tome a cruz e siga-me. É um caminho complicado, extremamente difícil. Tanto que somente Jesus foi capaz de trilhar. Agora esse caminho está proposto e apresentado para mim e para ti. 
No entanto, existe o outro caminho a ser trilhado. Ele se apresenta como o caminho, da infidelidade, indiferençada falta de amor, da falta de reciprocidade, da falta de um perdão divino que ressuscita relações, que reergue amizades, que reconstrói laços, que refaz casamentos, que tem o poder de curar feridas que o tempo tem se incumbido de eternizar por debaixo de lápide de dores e amarguras sem fim. 
Esse é o perdão que está disponível em Cristo Jesus, que deixou na Cruz o exemplo, para que não ajamos conforme o inimigo de nossas almas deseja. Aceitemos, pois, a vitória que está na cruz, que foi conquistada há mais de dois mil anos. Olha, portanto para o exemplo deixado pelo Senhor do Caminho. Na cruz está tua vitória. Aje e reaje olhando o exemplo na cruz. Jesus Cristo, perdoando em amor, tornou-se vitorioso e este é, sem dúvidas, o nosso caminha a ser percorrido. 

NEle, que em amor, na cruz, mostrou que é possível reconciliação até mesmo em meio à dor. 

By Jahilton Magno 



São Luís, 19.02.13 

Comentários

  1. Amei o texto, hoje eu compreendo que o grande
    AMOR verdadeiro vendo do Senho Jesus Cristo. Só ele e digno do nosso AMOR, Eu como criatura nova creio e, um AMOR verdadeiro para a minha vida... Amém

    ResponderExcluir
  2. Realmente perdoar não é fácil. Porém descobri que sem o perdão ficamos presos a pessoas ou situações. Pois elas estarão convivendo em nosso íntimo. Nos torturando com lembranças desagradáveis. Quando perdoamos essas lembranças se desfazem e aí agente se liberta dessa prisão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei