O SONO COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO


“Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.” Gênesis 2.21 e 22
Quem necessita de novas idéias, tem em sua mente o pensamento de que precisa ficar acordado o tempo todo para criar uma 'nova idéia' para algum projeto, algum mudança na vida, na empresa, ou em casa mesmo. Estes vivem diuturnamente à caça do plano,  visão e estratégia perfeitos, da perspectiva ideal, que culminará em sucesso. Pensar em parar para respirar torna-se totalmente contrário aos seus valores; na verdade, até seria “pecado”, porque a obsessão em busca desse objetivo anula qualquer possibilidade de um pit-stop nos boxes do descanso. É inconcebível pensar em dormir, em descansar, e dar uma pequena cochilada em algum momento da vida, enquanto tal alvo não tenha sido alcançado. Alguns, pelo contrário, até insônia sentem. O organismo não consegue responder normal e naturalmente para necessidades tão básicas, onde dormir é uma delas.
Se falar em ‘cair em pesado sono e adormecer’, seria como estabelecer uma divisão entre sucesso e fracasso, vitória e derrota, riso e choro, dor e alegria. Porque a única filosofia de sucesso que encontram dentro de suas mentes é do ininterrupto e exaustivo trabalho. A bíblia fala que ‘há tempo para todo propósito’. Tudo que é demais excede a natureza para a qual foi estabelecida. Mas como inculcar na mente dos que são obsessivamente focados da necessidade do descanso? É demasiadamente complicado. Mas a palavra de Deus nos mostra princípios que nos ajudam a viver uma vida mais descomplicada.
Deus usou o sono – e a bíblia o adjetiva de pesado – para criar a companheira de Adão. Deus tem lá os seus métodos, mas nessa narração da criação de Eva, Ele nos deixa claro que em meio ao sono também podem surgir transformações. Por que Deus a fez no sono não está explicito. Mas o fato é que a fez. Isso nos mostra que mesmo em meio a nossa correria da vida, muitas vezes acorrentados a nossas lutas diárias, é imprescindível que tenhamos em nossa mente a ideia de que durante o sono também podem ocorrer transformações. Não somente em meio ao bulício da vida, mas em meio à quietude, ao descanso, à tranqüilidade e à renovação das forças.
O sono pode ter esse papel construtivo em nossa vida. É nele que podem surgir novas ideias, novas perspectivas, novas roupagens, novas abordagens. O sono pode ser o útero de uma nova etapa. Adão dormiu sozinho e acordou acompanhado. Que maravilha. Acredita nisso? Porque Deus viu que não era bom que o homem ficasse só. E para mudar essa realidade, o Senhor desencadeou um novo acontecimento até então novo na vida de Adão que era o ‘pesado sono’. Isso nos mostra que na transitoriedade do dia as coisas podem ser criadas, mudadas, ou mesmo transformadas.
A busca incessante e desequilibrada pode dar lugar a um descanso necessário e construtivo. Mais à frente, no livro de Salmos, há uma afirmação abençoada: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados Ele o dá enquanto dormem” (Sl 127.2). Agora há um detalhe que não se pode deixar de perceber: Adão dormiu o sono de Deus, não o seu próprio sono.
Isso pode fazer imensa diferença no que diz respeito ao desenrolar dos fatos em nossas vidas. Temos que dormir o sono em Deus: despreocupados, confiantes, pois este ele é renovador, transformador, criativo. Em Deus, o sono não é apenas um estado necessário de descanso do corpo, nem mesmo somente um estado periódico e diário que se caracteriza pela inatividade da vontade e da consciência. Pelo contrário, nEle, o sono toma outra dimensão quanto ao seu papel, seu significado, sua importância dentro dos planos dos Seus planos. O sono, em Deus, pode ser a porta para a transformação de realidades; a manjedoura das grandes ideias, a nascente de revoluções que mudarão a minha história. Enquanto Adão dormia, Deus construía. O sono é o estado onde existe a atividade de Deus, conscientemente elaborada, a fim de me abençoar e, acima de tudo, de realizar os seus propósitos.

NaquEle que fez da inércia a própria vida.

Jahilton Magno, 14.03.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!