Pular para o conteúdo principal

COMO VOCE TEM ENFRENTADO AS CRISES?



Crise é uma palavra bem corriqueira em nossos dias. A pendularidade das bolsas mostra a sua incapacidade de ser estável. Notícias de demissão em massa afligem qualquer trabalhador nos dias de hoje. E, embora se veja uma leve e aparente tranqüilidade no mercado agora, as dúvidas são sempre presentes e muito constantes. O que pensar sobre o futuro nesse clima de incertezas?

Verdadeiramente não é fácil encarar momentos assim. Abrangendo ainda mais partes da vida, não é fácil viver situações de incertezas em nenhuma circunstância. Mas o que fazer em momentos assim? Desesperar-se? Deixar o barco da vida ser levado pelo mar de conflitos e situações desconfortantes?

Desesperar-se talvez seja a mais buscada de todas as alternativas. Por que? Porque é a que menos exige esforço. O desespero em si já está posto dentro em nós, apenas aguardando um momento de se mostrar e a atitude que tenho no meio da crise é que vai determinar quem toma o leme do barco. Desesperar-se não exige trabalho mental, nem força interior, não exige sentimentos e atitudes dignas de um vencedor. 

Em meio à crise, ser desesperado é mostrar que não existem esperança nem atitude de mudança em relação ao futuro. É não observar oportunidades nas adversidades; é não refletir a situação e encará-la como sendo um momento totalmente singular da transformação do que eu chamo de amanhã. Mudar o amanhã tem, portanto, a ver como a minha atitude hoje.

Num momento delicado da vida, Jesus Cristo passou por uma situação extremamente desconfortante, talvez uma das mais difíceis. Ele orava no monte das oliveiras e, frente ao horror de passar pela morte e morte de cruz, Ele disse: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo não seja feita a minha vontade, mas a tua.” Jesus estava diante do momento mais delicado e difícil, o que chamamos de crise hoje em dia. E o que ele fez? Foi orar e pedir a direção de Deus. Foi refletir, foi ficar sozinho em solitude, não em solidão. Foi reorganizar os objetivos, firmar os propósitos. A única chance de mudar a humanidade dando-lhe salvação estava em suas mãos e, ainda que dentro em si Ele passasse a maior crise existencial, psicológica, humana, espiritual, não se desesperou. Trabalhou, orou, exigiu de si, concentrou-se na missão e não deixou a sua atitude ser mudada pelas circunstâncias.

A bíblia diz que Ele saiu daquele momento de pé. Sim, através dessa atitude, Jesus conseguiu vencer suas crises interiores e continuar focado no seu objetivo que era fazer a vontade de Deus o Pai. Não existe outra atitude mais saudável na vida que seguir os passos do mestre vencedor de crises. As crises financeiras podem ser a oportunidade de se levantar voos mais altos, reorganizar a vida, reeditar novos planos, traçar novas estratégias.

Os ventos de problemas podem ser o momento para a oração e para a reflexão, para dobrar os joelhos e estar em solitude com Deus, na busca de força e de direção, a fim de que se possa tomar a atitude correta diante dos conturbados momentos que estejamos inseridos.
Reflita nisso e aja segundo o modelo que Jesus Cristo deixou.

Nele, que ensina que crise é mais uma via da confiança no Pai.
Jahilton Magno
São Luís, 14.10.09

Comentários

  1. Obrigado por ter comentado no meu blog. Sou novata.
    Gostei muito do que você escreve. Me fez parar pra pensar em muitas coisas.
    Bjss!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei