Pular para o conteúdo principal

O ARREPENDIMENTO PARA A VIDA


O vinho amargo das decisões erradas, certamente bebe-se sem o prazer da doce bebida. Vez por outra, as sombras dos erros nos envolvem, a roupa do não acerto quer nos agasalhar. À tona vem algumas circunstâncias que se queria apagar e a consciência é tomada por um surto de dores e lamentações.

É assim que o coração de quando em vez se defronta com algumas recordações de decisões que, se possível, mudar-se-ia. O choro da alma se junta a lágrimas tão concretas. O arrependimento – quando verdadeiramente existe – faz olhar para trás, na certeza de que deste momento em diante o que for necessário fazer para mudar o fim, certamente será feito.

Escorrem pela mente os fatos como se fosse o ontem, ou ainda há pouco. Tudo parece tão fresquinho na memória e uma tinta de sofrimento parece pintar o quadro do coração. A alma humana – quando chega a um dos mais altos graus da sua existência – vive esse dilema. Crescer é ter olhado para trás com responsabilidades e compromissos de mudar o presente, principalmente quando lá estão escritas páginas erradas. Mas nem sempre é saboroso provar isso.

A dor e raiva de si mesmo tomam o peito num colapso de busca da retidão. A vergonha e a síndrome de adão – esconder-se para fugir às responsabilidades e às conseqüências – tomam como um todo o ser. É hora de parar. Quisera se somente fosse a si – o causador – as dores. Mas todas as quebras de princípios não envolvem apenas quem quebra, mas sempre mais alguém sofre também, as vezes não tão intensamente, outras vezes tanto quanto.

A súplica para que fossem menos operantes as conseqüências do erro, que não se estendessem como uma doença contagiosa são tão fortes, mas ao mesmo tempo tão sem forças...E ver mais alguém sofrendo é mais dolorido ainda.

O homem está sujeito a isso, a menos que se queira esquivar da verdade do erro. Tentar alcançar um alvo e lançar a flecha. Essa é a nossa meta. Essa é a dor. Essa é a descoberta de si mesmo: não atingir o alvo desejado. Seguem-se e dor e a lamentação, e decepção e choro, a surpresa e a tristeza; seguem-se as conseqüências. O amargo da frustração.

Onde havia expectativa, agora um monte de escombros de uma certeza da incapacidade de se fazer o certo. A glória e a vanglória cedem lugar a uma cabeça baixa e temerosa, a uma lagrima dolorida e tênue.

É assim o descobrimento do errado, da certeza do quase atingimento do alvo. É também meio a isso, o crescimento da alma. Quando ela se revela desnuda diante com suas mentiras e decisões erradas. É assim o caminho para a sabedoria, para o equilíbrio, para a paz, para o avanço e a superação de etapas, meio a dor e ao choro. É quando a alma se encontra com a verdade ETERNA de DEUS, despindo-se das suas arrogâncias e falsas verdades, encontrando um parâmetro correto e um ensinamento equilibrado e justo. Tudo focado no SENHOR santo e justo, misericordioso e amoroso, fiel e presente, amigo e companheiro.

“Obrigado, Senhor, porque frente aos meus erros eu não corro o risco do suicídio como fuga do meu confronto comigo mesmo, mas encontro redirecionamento de vida em Jesus.”

Em Cristo, que nunca me diz que errar é o fim em si, mas o momento de mudar o fim.

Jahilton Magno

São Luís 26.09.09

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei