Pular para o conteúdo principal

SOBRE O VERDADEIRO CRISTIANISMO O QUE ESPERAR?


Hoje, a sociedade olha e consegue perceber apenas uma tênue diferença que os separa dos evangélicos. E se hoje essa concepção se dá pelo fato de um estudo não muito minucioso da parte dela, o culpado somos nós os que nos autodenominamos evangélicos. O cristianismo que eles vêem em nós está longe de ser o que Jesus ensina em sua palavra. Essa pouca diferença que percebem entre eles e nós é pura verdade. Achar que não, é não observar o argueiro em nossos olhos; condená-los é farisaísmo. Não reconhecer a inércia da igreja é ignorar a falta de Jesus que existe dentro do nosso meio. Não a falta do Jesus histórico, mas de um Jesus vivo e presente, que muda e transforma caráter e que renova a vida de dia em dia na direção ao alto, ou seja, na busca de uma semelhança com Ele.
Tenho a ousadia de dizer que o que os evangélicos mais dizem de Jesus e vivem de Jesus está longe de ser o que na verdade Jesus é e prescreve como padrão do nosso viver aqui na terra.

Os jovens hoje se vangloriam de não ir a um marafolia, não viverem bebendo em bares, não irem a uma festa de da A ou B de forró e incham-se de que todos os sábados estão no culto da juventude e domingo tanto pela manhã na escola bíblica dominical, quanto a noite no culto de domingo. Alguns se justificam de dar o dízimo e contribuírem na obra.

Mas o cristianismo é muito mais que isso: não adianta eu não estar bebendo ou deixando de ir numa festa de forro ou de qualquer estilo e pegar a minha bíblia e botar debaixo do braço e ir para igreja regularmente, se, no entanto, eu não estou amando e respeitando minha esposa; se não consigo amar de verdade meus filhos, se não estou conseguindo tratar bem meus irmãos, e pais e amigos; se sou um cara que vive dando cheque sem fundo e enrolando o mundo todo.
Cristianismo é muito mais que fazer da igreja um clube onde bato o ponto todos os domingos como obrigação e revejo amigos que pensam como eu.

Cristianismo de verdade é quando diante de uma situação eu percebo que o certo de Deus é o certo que eu tenho que abraçar num momento de negócio, onde às vezes eu posso pensar que ninguém está vendo, e tentar levar vantagem, mas que no fundo eu tenho um censo de verdade e honestidade que só vem de Deus e que eu mesmo sozinho não teria. Cristianismo é o reflexo do poder transformador de Deus no homem e a formação do caráter de Cristo no mesmo.

Cristianismo é isso e muito mais; é deixar-se ser transformado por Jesus e buscar dia-a-dia uma semelhança com o seu caráter e seu comportamento onde num momento alguém me faça um mal e eu o perdoe independente de ele mudar ou não, ou de ele vir a mim reconhecendo que errou contra mim ou não; porque o cristianismo tem que nascer em mim, e não eu esperar que nasça no próximo, pois eu individualmente respondo pelos meus atos; se vai transformar o outro lado eu não tenho que me preocupar com isso.

Agora o fato de o perdão ser uma atitude minha, isso sim tem que acontecer, quando contrariamente a isso o mundo está dizendo que não existe perdão e que tem que ser olho por olho. Quando consigo observar que isso é o evangelho e que o evangelho não é uma troca com Deus, não é um negócio onde faço promessas, e em troca quero que Deus me dê um bom emprego, um carro do ano, uma casa nova com piscina, e etc. como se vê hoje.

Evangelho é andar com Deus; está além dessa compreensão e dessa cosmo-visão; andar com Jesus é um auto-negar-se dia-a-dia.
Com isso não quero dizer que evangelho é alienar-se do mundo; de maneira nenhuma, é andar nEle e compreendê-Lo, sabendo que a ele eu não pertenço , mas estou nele apenas como sal e luz do mundo.
O cristianismo de Jesus não é nem católico nem evangélico porque o cristianismo de Jesus não cabe em um nem em outro.

A palavra evangelho significa boas novas elas não cabem em moldes humanos. Não conseguiria conceber o cristianismo de Jesus dentro desses moldes? Ele caberia? Eu não teria dúvidas de que, se Jesus viesse hoje, ele seria crucificado novamente, porque quem o crucificou pensou que o Cristo vinha da forma como eles desenharam e quando ele extrapolou isso eles não entenderam e o crucificaram chamando-o de louco, herege e que suas obras eram de satanás.
Por fim, diria que, tenhamos a consciência buscada em Deus de conhecer um Cristo verdadeiro e um evangelho verdadeiro e autêntico, despido de legalismos e de falsos dogmas. Porque o cristianismo vivido hoje – não falo de todas as pessoas, pois no meio têm aqueles que o vivem de forma equilibrada e santa -, está longe e ele está insípido. Não estranhemos porque as pessoas não sintam desejo de estar nele. Quando Jesus andava no meio do povo, muitos o seguiam, certos que nem todos o obedeciam, mas uma quantidade enorme o amava e o adorava e o temia porque Ele era simples e humano, cheio de amor e de piedade, cheio de verdade e paixão pelas almas. Esse sim era o verdadeiro cristianismo.

NaquEle, em que o seu vinho é sempre demasiado novo demais para os odres da igreja,
Jahilton Magno
São Luis,
24.07.09

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’

‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4. Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo. O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude. É esse banquete do

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei