A RENOVAÇÃO DE DEUS DENTRO EM NÓS


A RENOVAÇÃO DE DEUS DENTRO EM NÓS

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” II Coríntios 4.16

Quando o Apóstolo Paulo inicia essa parte da carta aos coríntios ele diz: por isso. Por isso o que? A que Paulo está se referindo? Ele ressalta várias coisas no texto em todo o início do capítulo: atribulações, perseguições, lutas, angústias, certeza da ressurreição em Cristo, etc.. Mas lembra que embora tudo isso, embora todas essas confusões de ordem exterior, o homem interior “se renova de dia em". Na vida, sejamos crentes ou não, vivemos dores, angústias, problemas, sejam de ordem emocional, espiritual, física, sofremos com perdas, com separações; angustiamo-nos com as mais diversas complicações a que somos submetidos. Lamentamos e choramos às vezes com muito mais periodicidade do que nos alegramos e exultamos com as vitórias. Às vezes nos entristecemos com muito mais freqüência do que provamos do prazer das felicidades que são tão necessárias à vida. Vivemos a quebra de laços que nos são tão necessários ao curso da nossa caminhada, que parece que, quando interrompidos, parecem nos tirar o chão onde pisar. Lutas de caráter emocional, atribulações as mais diversas. Enfim, vivemos num cenário que muita das vezes parece que mais enumeramos todas as linhas contrárias com as quais são escritas as nossas vidas, que, se não tivermos um alvo forte e certo, se não tivermos as nossas convicções pautadas num princípio da verdade de Deus, desfalecemos pelo caminho antes mesmo de chegarmos à reta final da caminhada.

Mas no texto, Paulo nos ensina que embora tudo isso, todos os percalços doloridos da vida, embora o homem vá deixando parte de si nessas rupturas, embora o homem vá definhando dia a dia, através das tribulações constantes e das adversidades, existe a verdade da ressurreição em Cristo no futuro, e ele diz: não desfalecemos.

O apóstolo Paulo continua o texto dizendo que mesmo que esse corpo nosso vá se fragilizando e se esfacelando na caminhada diária da vida, o homeminterior, contudo, se renova de dia em dia.”. Paulo nos dá a certeza de que a vida se renova de dia em dia. O que ele no ensina que é impossível viver essas problemáticas todas sem ter uma relação pessoal com Jesus dia a dia. Essa renovação é interior, ela vem do céu, ela vem do trono da graça de Deus; essa renovação é conseqüência de uma relação espiritual com Jesus, através da oração e da busca da palavra.

Somente uma relação de intimidade com Deus pode nos revigorar dia a dia para enfrentar as mazelas que temos também dia a dia. E Jesus nos chama para um encontro diário, porque Ele sabe que somente estando aos pés dEle recebendo a sua unção, proteção, cuidado, força e direção é que podemos prosseguir nessa caminhada. Jesus sabe que é inconcebível poder viver sem ter podido estar em constante encontro com Ele.

O que o apóstolo nos ensina é que embora toda e qualquer luta – e bem sabemos que nelas diariamente deixamos tanto de nós para trás – existe um maná de Deus diário também para cada um de nós que está acessível, através de uma busca e de uma íntima relação com Jesus. No B-E-A-B-A de Cristo as concessões também têm lugar, mas quando as concessões estão pautadas em princípios bíblicos elas são capazes de mudar o nosso rumo e a nossa história. Embora toda e qualquer situação que estejamos vivendo, sejam separações, sejam enfermidades, sejam dores de ordem psicológicas, sejam problemas de ordem trabalhista, ou mesmo aquela situação de desemprego, embora quaisquer que sejam as enúmeras situações que você possa colocar nesse exato momento – Ele sabe o que passa no seu coração e a sua realidade –, Jesus tem uma palavra de renovação para sua vida. Renovação da força que possa estar faltando, renovação do seu compromisso diário com Ele, renovação da certeza que nEle e somente nEle pode haver transformação de situação, renovação da certeza de que se está no caminho. Eu conversava com meu irmão mais novo sobre esse mesmo texto e eu falava a ele que se nós não tivermos essa renovação interior de Deus em nós, é impossível continuar a caminhada, porque em tantos e tantos momentos se a nossa convicção não for renovada ele realmente desfalece e se esvai. E sabendo dessa realidade a palavra diz que o homem interior se renova de dia em dia. Renova-se na certeza de que aquele que nos chamou vai cumprir o trabalho; renova-se porque ele sabe que somos também todos os dias tentados e provados; renova-se de Deus, de santa expectativa de Deus; renova-se na convicção que o que nos aguarda é muito maior do que o que já vimos ou ouvimos e; renova-se na busca de uma identificação ainda maior com Cristo.

Esse é Senhor Jesus Cristo que anda conosco dia a dia, seja nos desfalecimentos, para nos fortalecer e nos alegrar, seja nas vitórias que são de fundamental importância para cada um de nós

NaquEle, que em tribulação em tribulação nos tem dado vitória,

Jahilton Magno

São Luis,

01.07.09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!