Pular para o conteúdo principal

LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’


‘LEVOU-ME À SALA DO BANQUETE, E O SEU ESTANDARTE SOBRE MIM ERA O AMOR.’ Cantares 2.4.

Quando me lembro de banquete, penso em muita comida, pessoas especiais, comida especial, pratos especiais, alegria, sorrisos, comemorações, união, amor, oferta do melhor, muitos convidados... Tudo que se sabe e o que se pensa sobre toma conta de mim ao me recordar de um banquete. Primeiro que até a sala é um local especial, é diferenciado, é único, provido de uma série de ornamentos e muito mais ornamentado ainda em ocasiões especiais. A sala de banquete é local de celebração, de cumplicidade, de troca, de esquecimento de dores, de gozos, de festividade mesmo.

O texto nos remete para esse quadro, onde o que existe de melhor é oferecido e degustado não somente no sentido palativo, como também em sentido físico e palpável. Ou seja, em sentido completo. O banquete é completo, não pode agradar somente aos olhos, ao paladar, ao olfato, mas tem que agradar pela sua inteireza e completude.

É esse banquete do qual Jesus quer nos fazer participar, completo; não pela metade, mas pleno em sua inteireza, com convite para celebrar, para comemorar, para festejar. O convite é para ver e provar do mais excelente e mais agradável; o convite é para tratar de cumplicidade e de intimidade, o convite é para aqueles que além de especiais, entendem e aceitam suas especialidades como seres humanos e amados por Jesus. Como pessoa humana, é isso que posso esperar e desejar do Senhor: um banquete em que Ele celebra, dando o melhor e convidando pessoas que acima de tudo se deixam ser convidadas. Um banquete espetacularmente divino, com cardápio divino e trazendo a redescoberta do ato de sorrir, como alegria inconfundível e imprescindível para a vida. E para que isso possa acontecer tem que existir uma sala especial para momentos marcantes, criados pelo próprio Deus. Assim tem que ser a nossa vida, pois não podemos apenas achar que temos em Deus o nosso banquete, mas a nossa vida tem que ser o banquete também para que pessoas possam encontrar motivos para celebrar alegremente relacionamentos, amizades, casamentos.

A vida tem que ser marcada pelo amor, a bandeira que se ergue em nossa vida deve ser o amor. Não é fácil, mas é o princípio de Deus para a nossa vida, onde Jesus disse que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor. O estandarte, ou seja, a bandeira, quando erguida, é colocada em local alto para que todos a vejam. A bandeira significa posse, mesmo que seja simbólica. Essa simbologia é semelhante ao que fizeram quando visitaram a lua: colocaram a bandeira dos Estados Unidos. Colocaram a bandeira como símbolo de posse, mas a lua não lhes pertencia, era apenas uma marca. No texto da Bíblia, a bandeira era o amor, é algo que não se vê, mas que se percebe. E nada melhor que perceber alguém pelo amor que tremula no mastro da vida. Esse amor SOBRE, está acima, é elevado. O amor tem que ocupar sempre esse lugar de destaque, porque essencialmente é pura beleza e nada se compara a ele. Esse amor tem que estar sobre mim, tem que me perseguir santamente, tem que demonstrar que sou possuído por ele e que, de fato, não é simbologia, não é metáfora, realidade experimental e presente. Esse amor também me possui , pertenço a esse amor infinito; carrego-o dentro em mim e o externalizo através das minhas atitudes. Assim, as pessoas que se relacionam comigo tem que ser marcadas por essa bandeira tecida com agulhas divinas e materiais celestiais; as pessoas que me cercam sejam marcadas pelo meu amor, amor que foi derramado pelo Espírito Santo de Deus (Rm 5.5).

Portanto, pense nisso em como sua vida está esta tremulando essa bandeira do amor de Jesus Cristo. Pense também que esse convite do inicio do texto é feito a você onde quer que esteja, para celebrar ressurreição e vida, abundância e restauração de vida, retidão e compromisso, novidade de vida e transformação. Venha desfrutar desse banquete e deixe-se ser convidado e aceite o convite para um banquete do qual você nunca vai esquecer e nunca mais vai ser a mesma pessoa após.

Em Cristo, que está com a ceia preparada para nos alimentar e nos recebe com alegria para a celebração da vida em Jesus,

Jahilton Magno

São Luis,

22.07.09

Comentários

  1. Q maravilha!!!
    Esta palavra encheu o meu coração de alegria e me emocionou ao medir a intensidade do amor q devemos externizar em nossa vidas através das nossas atitudes...que palavra Divina, Deus te abençoe prezado irmão.

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem!!! O Anfitrião é fiel, "Eis que tudo preparado já está." O que dói é ver muitos recusando esse extraordinário CONVITE.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, gostei bastante desse estudo, continue postando, essa palavra e poderosa.

    ResponderExcluir
  4. Tremenda Revelaçao de Deus !!! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PALAVRA ABENÇOADA, O AMOR DE CRISTO EXCEDE TODO ENTENDIMENTO, MARAVILHOSO AMOR, SUBLIME AMOR, DEUS É BOM O TEMPO TODO.

      Excluir

Postar um comentário

VOCÊ FOI EDIFICADO? DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO? FAÇA UM COMENTÁRIO PARA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM!

Postagens mais visitadas deste blog

A SARÇA ARDENTE - ALGUMAS LIÇÕES

FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA EM MEIO ÀS LÁGRIMAS    Será que Moisés, na é poca com mais de quarenta anos, nunca havia visto uma sarça sendo consumida pelo fogo? Creio certamente que sim. Nã o apenas uma, nem duas, mas  incontáveis vezes. Entretanto, nunca tinha visto Deus numa sarça em chamas. Quando a graça se faz presente, o que é tão frívolo e tão corriqueiro toma nuances  do Eterno, há  celestialidade , há vida. Uma simples sarça é agora um elo entre o profano (eu) e o sagrado (Deus). Quando Deus se faz presente, ou mesmo quando nos deixamos perceber da Sua presença, o não notável toma formas de obra de arte, o inaudível assenhora-se de sinfonia, o invisível, se apresenta com pinceladas de artista, com ares de poesia.    A simples sarça, tão comum no deserto do oriente, não apenas se desmancha no calor tão escaldante da região, mas agora queima, porque em Deus o óbvio se desconserta, e as páginas da história de vida se  re-encaminham  na direção do alto. A simpl

O DESAFIO DE SER LEÃO E SER CORDEIRO

É muito fácil poder distinguir dois seres totalmente contrários em suas naturezas: o Leão e o Cordeiro. Ao olharmos para o leão, vemo-lo como nos foi passada a sua imagem desde a infância: “Rei da Selva”. Olhamos no leão um ser voraz, forte, sem medo, dono de si, capaz das maiores proezas. Vemos no leão velocidade, táticas, estratégias, coragem. Ao passo que no cordeiro, vemos a calma, a tranqüilidade, a melodia harmoniosa no andar, a suavidade do pelo, a singeleza da cor, a fragilidade do seu balido, a inocência da sua face. Enfim, notamos no cordeiro características muito distintas do leão. Essas duas contrárias naturezas, totalmente antagônicas, vez por outras são exigidas em nossas caminhadas como pessoa, como amigo, como pai, como esposa, como namorado, como crente ou mesmo como descrente. Não importa qual situação estejamos inseridos, temos dentro de nós um pouco de leão e um pouco de cordeiro. Mas saber que carregamos leão e cordeiro em nós parece ser meio incompreensível e mei